O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Softex, vão investir até R$ 500 mil em projetos de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial.
Startups, grupos de pesquisa e empresas de tecnologia de todo Brasil podem se inscrever no Programa IA² MCTIC através do site do projeto.
Os inscritos devem estar interessados em desenvolver soluções escaláveis baseadas em IA em quatro áreas prioritárias: agronegócios, saúde, indústria e cidades inteligentes.
Inicialmente, serão 100 projetos selecionados para pré-aceleração, que deve acontecer entre junho e setembro deste ano. A meta é manter o cronograma de atividades acordado antes do início da pandemia de coronavírus.
Neste período, os projetos receberão mentoria e suporte técnico das ICCs e das aceleradoras com experiência aplicada em IA já cadastradas no programa.
Após essa etapa, serão escolhidas 30 startups que serão acompanhadas por mais seis meses e poderão receber investimentos tanto das ICCs como das a aceleradoras. Na sequência, acontece a seleção de empresas âncora.
A segunda rodada, que afunila para até 15 projetos, deve acontecer em junho de 2021.
Segundo um levantamento realizado pelo Gartner, o emprego da IA está entre as dez principais tendências tecnológicas estratégicas. Os investimentos no setor têm crescido a uma média anual de aproximadamente 20% e atingiram no ano passado, segundo a BCC Research, US$ 15,2 bilhões.
Fonte: Baguete