Luciana Santos destacou iniciativas do MCTI voltadas às mulheres durante o 2º Tech Woman, em Recife (PE), que reuniu nomes expressivos do mercado profissional e acadêmico
Ofortalecimento da inclusão feminina no setor de tecnologia foi o foco central do 2º Tech Woman, realizado no sábado (31), no Armazém 14, localizado no Bairro do Recife, na capital pernambucana. O evento, promovido pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco e Paraíba (Assespro PE/PB) em parceria com a Combogó Comunicação, contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na abertura.
“Esses encontros ajudam as mulheres a terem acesso a áreas que parecem distantes da vida delas. Aqui elas podem ouvir depoimentos de pessoas que entraram nessa carreira e estão conseguindo solucionar vários problemas do dia a dia do povo brasileiro”, ressaltou a ministra Luciana Santos. O evento reuniu cerca de 1,5 mil participantes e nomes expressivos do mercado profissional e acadêmico.
Durante sua participação, a ministra Luciana Santos fez um panorama das iniciativas do MCTI para incentivar a participação feminina no ecossistema tecnológico, como o programa Mulheres Inovadoras, um edital conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Futuras Cientistas. “Acreditem em vocês. Vocês podem, é possível. Não tem jeito de voar sem dar o primeiro passo. A gente tem que dar os primeiros passos, apostar no caminho e voar depois”, completou a ministra.
“Nosso objetivo é mostrar para todo mundo que esse é nosso espaço também, a gente pode ocupar. Por isso que a gente traz muitas mulheres inspiradoras, que estão na liderança de espaços importantes”, pontuou a idealizadora do Tech Woman e presidente da Assespro PE/PB, Laís Xavier. “Aqui tem mulheres 50+, tem mulheres negras, tem mulheres Trans, para que cada uma das participantes se reconheça em algum momento”, enfatizou Laís. A edição 2024 do Tech Woman ofereceu creche e atividades lúdicas para que as mães pudessem participar do encontro.
Fonte: MCTI