Brasil e Portugal assinam acordo de cooperação na área espacial

Países também assumiram compromisso de implementar memorando de entendimento para ampliar ações de popularização da ciência. Ministra Luciana Santos integra comitiva presidencial.

 

As ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato, assinaram memorando de entendimento para cooperação de uso pacífico do espaço, ciências espaciais, tecnologias e aplicações. O documento, que prevê a cooperação entre o Centro de Lançamento de Alcântara e o Porto Espacial de Santa Maria, nos Açores, foi assinado no sábado (22), durante visita oficial do presidente Lula a Portugal. A ministra Luciana Santos integra a comitiva presidencial.

Na reunião bilateral, as ministras destacaram a sinergia entre os dois países na área de ciência e tecnologia e assumiram o compromisso de fortalecer a cooperação também em popularização da ciência através da implementação do memorando de entendimento que prevê o lançamento de uma Rede de Cooperação para a Promoção da Cultura Científica e Tecnológica.

Segundo a ministra Luciana Santos, a nova Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social terá papel fundamental para avançar a colaboração com museus e centros de ciência, escolas e instituições científicas.

“A ciência precisa chegar à população. Por isso, precisamos reforçar nossas ações de popularização da ciência, para que as pessoas compreendam para que serve a ciência e para que não tenhamos mais negacionismo em nosso país”, disse a ministra.

Fórum empresarial

Nesta segunda-feira (24), a ministra segue agenda da comitiva no Porto, onde participou do Fórum Empresarial de Negócios Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação. Coorganizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento reúne cerca de 200 empresários dos dois países e aborda as possibilidades de atração de investimentos bilaterais.

Durante evento, representantes da Embraer também apresentam projetos inovadores como o do veículo voador, e reafirmaram compromisso da empresa com a descarbonização, a transição energética e a promoção de temas como a mobilidade urbana e regional.

Ainda nesta segunda, a ministra integra visita às instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), que conta com investimentos de cerca de R$ 500 milhões da Embraer.  Em seguida, participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 98629-4000