Países também assumiram compromisso de implementar memorando de entendimento para ampliar ações de popularização da ciência. Ministra Luciana Santos integra comitiva presidencial.
As ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato, assinaram memorando de entendimento para cooperação de uso pacífico do espaço, ciências espaciais, tecnologias e aplicações. O documento, que prevê a cooperação entre o Centro de Lançamento de Alcântara e o Porto Espacial de Santa Maria, nos Açores, foi assinado no sábado (22), durante visita oficial do presidente Lula a Portugal. A ministra Luciana Santos integra a comitiva presidencial.
Na reunião bilateral, as ministras destacaram a sinergia entre os dois países na área de ciência e tecnologia e assumiram o compromisso de fortalecer a cooperação também em popularização da ciência através da implementação do memorando de entendimento que prevê o lançamento de uma Rede de Cooperação para a Promoção da Cultura Científica e Tecnológica.
Segundo a ministra Luciana Santos, a nova Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social terá papel fundamental para avançar a colaboração com museus e centros de ciência, escolas e instituições científicas.
“A ciência precisa chegar à população. Por isso, precisamos reforçar nossas ações de popularização da ciência, para que as pessoas compreendam para que serve a ciência e para que não tenhamos mais negacionismo em nosso país”, disse a ministra.
Fórum empresarial
Nesta segunda-feira (24), a ministra segue agenda da comitiva no Porto, onde participou do Fórum Empresarial de Negócios Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação. Coorganizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento reúne cerca de 200 empresários dos dois países e aborda as possibilidades de atração de investimentos bilaterais.
Durante evento, representantes da Embraer também apresentam projetos inovadores como o do veículo voador, e reafirmaram compromisso da empresa com a descarbonização, a transição energética e a promoção de temas como a mobilidade urbana e regional.
Ainda nesta segunda, a ministra integra visita às instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), que conta com investimentos de cerca de R$ 500 milhões da Embraer. Em seguida, participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.