A captação de recursos financeiros é fundamental para a viabilização econômico-financeira de um projeto de inovação, pelo fato de gerar oportunidades em programas com juros subsidiados e condições de financiamento vantajosas.

São como empréstimos comuns feitos por pessoas físicas ou empresas. A diferença é que, como possuem condições especiais, a empresa precisa demonstrar com um projeto a viabilidade do negócio.

Existem diversas fontes de captação de recursos para inovação tecnológica, a escolha vai depender do tipo do produto, valor necessário, condições para a execução do projeto, garantias (bens e direitos ofertadas para a instituição financiadora) e da aprovação de crédito (idoneidade e histórico do negócio dos sócios, cumprimento de obrigações tributárias, INSS, empréstimos anteriores, etc.). Estes dois últimos, inclusive, são os principais entraves observados no processo.

Conheça as principais fontes para captação de recursos:

FINEP

A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do país por meio do fomento público à Ciência, à Tecnologia e à Inovação.

  • Tipos de financiamento:
  • Empresas que produzem veículos no país;
  • Não Reembolsável (subvenções econômicas).

Trabalha-se com editais o ano inteiro e o acompanhamento é feito pelo próprio site da FINEP, podendo ser de Fundos Setoriais ou Gerais.

BNDES

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) oferece várias linhas de financiamento para a inovação, por exemplo, o FUNTEC (Fundo Tecnológico), a ampliação industrial, dentre outras, que podem ser utilizadas de forma composta com outros financiamentos do BNDES ou FINEP.

A Gestiona assessora as empresas na busca do financiamento adequado para P&D. Sua metodologia se encarrega da elaboração dos pedidos de financiamento junto ao BNDES, além de fazer o acompanhamento de todas as etapas, desde a liberação das parcelas até a prestação de contas.

Preencha nosso formulário ou entre em contato

    Endereço

    Rua Teodoro Sampaio, 2.767
    Pinheiros, São Paulo-SP
    05405-250

    Informações de Contato

    (11) 4306-7600  |  (11) 2062-1441  |  (11) 3815-4722