Como a Ciência e Tecnologia estão ajudando a combater o Covid-19 no Brasil

Como a Ciência e Tecnologia estão ajudando a combater o Covid-19 no Brasil

Como a pesquisa científica e a inovação estão ajudando a combater o novo coronavírus no Brasil e no mundo.

A pandemia de coronavírus (Covid-19) terá impactos significativos e ainda não completamente dimensionados sobre a sociedade. Trata-se de um evento inédito na história, dado que, no passado, epidemias parecidas se desenvolveram em um cenário de muito menor integração entre países e pessoas, divisão do trabalho e densidade populacional.

Por se tratar de uma doença e de uma situação nova, as lacunas de informação e conhecimento ainda são muito grandes envolvendo uma série de informações preliminares:

  • Taxas de letalidade;
  • Potencial de transmissão;
  • Tratamento;
  • Existência de outros efeitos ou sequelas no organismo dos que foram infectados.

Nesse momento, a produção científica é crucial para melhor compreender a doença e seus efeitos e buscar soluções.

Pesquisadores e cientistas, no mundo todo, em muitos casos a partir de uma boa coordenação governamental, estão se mobilizando para estimar tanto os efeitos da doença sobre a saúde da população quanto os impactos econômicos e sociais dessa pandemia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS),[i]por exemplo, tem coordenado e mapeado os esforços de pesquisa no mundo, reunindo cientistas no tema e identificado as prioridades de pesquisa[ii] neste momento. Portanto, este texto procura descrever alguns desses esforços de pesquisa, bem como detalhar informações críticas para que esses esforços sejam bem-sucedidos.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui

Fonte: IPEA

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305