Confira resultado final da etapa de habilitação de edital voltado à área de materiais avançados

A Finep, Financiadora de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), acaba de divulgar o resultado final da etapa de habilitação do edital de Subvenção Econômica à Inovação para apoio ao desenvolvimento de novos produtos, processos e/ou serviços inovadores na área de materiais avançados. Ao todo, foram disponibilizados R$ 10 milhões, em recursos não reembolsáveis, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicos (FNDCT).

Serão apoiadas atividades que apresentem níveis de maturidade tecnológica de 4 a 7, os chamados TRLs (Technology Readiness Levels). O edital tem linhas voltadas tanto para aprimoramento de produtos de alta performance – uma pá de um aerogerador, por exemplo, quanto para produtos completamente novos, como wearebles ou tablet dobrável e transparente.

“Além do enorme potencial de gerar novos produtos e processos inovadores de elevado valor tecnológico e econômico, os materiais avançados podem contribuir para aumentar o desempenho, agregar valor ou introduzir novas funcionalidades em produtos e processos tradicionais”, diz o diretor de Inovação da Finep/MCTI, Alberto Dantas. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços, novos ou aprimorados, com aplicação dos materiais avançados.

As propostas deveriam contemplar, no mínimo, um dos quatro subitens previstos na linha temática do edital. A saber: Melhor performance dos produtos, demonstrada pela adição de resistência, desempenho, leveza, durabilidade e/ou armazenamento de energia; redução do impacto ambiental do produto ou no processo industrial, comprovada pelo aumento da segurança ou pelo menor consumo de energia, matéria-prima e/ou emissões de gases do efeito estufa (GEE); nova aplicação resultante do desenvolvimento de tecnologia que exija modificação no processo e infraestrutura existente, etapa de escalonamento em ambiente operacional, desenvolvimento do mercado e/ou reestruturação do modelo de negócio; e aumento da competitividade, por meio de aplicações em componentes, processos e sistemas produtivos, tais como o desenvolvimento de soluções para ferramental, máquinas, equipamentos, moldes, sensores, dentre outros que resultem em maior produtividade.

Fonte: Finep

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305