Braskem Labs, a plataforma de conexão com startups da Braskem

Com os programas Labs Ignition, Labs Scale e Labs Challenge, a companhia busca alavancar ideias e negócios que gerem impacto na sociedade e no meio ambiente.

O objetivo de contribuir com o ecossistema de inovação e gerar impacto positivo, a Braskem criou a plataforma Braskem Labs. O foco é incentivar o empreendedorismo e a criação de novas soluções para o mercado por meio de três programas, de aceleração e de conexão de negócio.

Por outro lado, as startups não são as únicas que se beneficiam com a plataforma. “Os mentores e diretores da Braskem aprendem muito. Eles se sentem revigorados e trazem a agilidade dessas startups para dentro da companhia”, explica.

Labs Ignition, Labs Scale e Labs Challenge

Cada um dos três programas é voltado para um diferente objetivo ou estágio de desenvolvimento da startup. O Labs Ignition é focado em empresas em fase de validação do seu modelo de negócio. “Funciona como uma pré-aceleração. Percebemos que quando abríamos inscrições para os outros programas, recebíamos ótimas ideias, mas que não estavam maduras o suficiente”, explica Ortega.

Assim, as startups selecionadas para o Braskem Ignition recebem acompanhamento e têm acesso à conteúdos sobre validação de ideia, pesquisa de mercado e outros processos. O objetivo é transformar a ideia em um MVP (Produto mínimo viável) que possa ser inscrito nos outros programas da empresa.

Já o Labs Scale é um programa de aceleração com a participação de mentores da Braskem. “Trabalhamos durante cinco meses com as startups, entendendo as necessidades de cada uma. Ao longo desse tempo, fazemos um plano de ação e no final elas se apresentam em um Demo Day com parceiros nossos, aceleradoras e fundos de investimentos”, explica Ortega. Assim, as startups têm a chance de expandir e fazer negócios.

Por fim, no Braskem  Labs Challenge as startups podem se inscrever para solucionar desafios propostos pela companhia por meio de soluções com impacto socioambiental. Nesse programa, as selecionadas se apresentam em um Pitch Day e têm a chance de se tornar parceiras ou fornecedoras da companhia.

Resultados

Desde a criação da plataforma, em 2015, a Braskem tem colhido bons resultados, com provas de conceito (POC) sendo finalizadas, startups atuando como fornecedoras e alguns contratos em andamento. “Percebemos também que a taxa de mortalidade das empresas que participam dos programas é menor do que a média do mercado. No mínimo, metade delas saem negociando com um investidor”, conta Ortega.

As startups de todo o Brasil podem apresentar soluções para temas como indústria 4.0, logística, energia renováveis, eficiência de processos, smart cities e processos sustentáveis.

Para saber mais acesse a Braskem Labs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato