Linhas de pesquisa incluem melhoramento genético de mandioca, feijoeiro, fruteiras e flores, além de Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs)
Uma chamada pública lançada nesta quarta-feira (31) vai destinar quase R$ 1,2 milhões para soluções tecnológicas em agricultura. O edital CNPq/MCTIC 16/2019 vai apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a agricultura utilizando ferramentas de biotecnologia e bioinformática.
São três linhas de pesquisa: desenvolvimento de novos genótipos de mandioca e feijoeiro com resistência a doenças e pragas; melhoramento genético de fruteiras e florestas plantadas para tolerância a estresses ambientais; e projetos de melhoramento genético acelerado de Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs).
O prazo para submissão de projetos vai até 16 de setembro. Para o coordenador-geral de Saúde e Biotecnologia da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas, Thiago Moraes, o Brasil apresenta condições ímpares para o desenvolvimento de sistemas produtivos cada vez mais integrados e sustentáveis.
“Para o MCTIC é estratégico manter e ampliar a liderança que o Brasil exerce, entre outras formas, com incentivos à PD&I para o agronegócio. O lançamento dessa Chamada Pública é parte das ações previstas no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Agropecuária Sustentável (2018-2022)”, afirma.
O edital na íntegra pode ser acessado na página do CNPq, no link: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=8882
Fonte: MCTIC