Em reunião com empresários e líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para impulsionar a geração de inovação no país. Ao lembrar o envio de projeto de lei pelo presidente Lula ao Congresso Nacional para recompor o FNDCT, ela afirmou que os recursos serão investidos na implantação de projetos estruturantes.
“Não há como melhorar os nossos indicadores de inovação, sem investimentos que permitam a criação de um ciclo virtuoso no qual a ciência produzida significa mais inovação, empresas mais produtivas e uma economia mais competitiva”, disse a ministra.
“Uma de nossas prioridades desde que assumimos o Ministério é a recomposição do FNDCT, principal instrumento público de financiamento da ciência brasileira”, completou Luciana Santos.
Aprovado pelo Congresso Nacional, o PLN restituirá R$ 4,18 bilhões para o FNDCT em 2023.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou a parceria com o governo federal e o MCTI. “Nós estamos entusiasmados com os desafios e as missões que teremos pela frente. A MEI estará junto para apoiar o governo nas políticas públicas de inovação de tecnologia”.
Outros dois representantes do governo federal também participaram da agenda. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima.
Fonte: www.gov.br/