Embrapii capta R$ 40 milhões para financiar projetos do setor automotivo

A Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial, captou R$ 40 milhões para financiar projetos ligados à mobilidade e logística, conforme as diretrizes dos PPPs, Programas e Projetos Prioritários, para o setor automotivo. Os recursos foram recebidos em 2019 e são gerados pela renúncia fiscal do governo na cobrança do imposto de importação especial de 2% (ex-tarifário) sobre autopeças sem produção nacional, mecanismo do programa Rota 2030 para financiar projetos de inovação na indústria.

Com isso, as empresas da cadeia produtiva do setor contam com a parceria da Embrapii, indicada para coordenar projetos de mobilidade e logística. Segundo a instituição, a expectativa é contratar 60 projetos ao longo de 2020.

Para viabilizar os projetos, a Embrapii fica responsável por até um terço do investimento, enquanto o restante é dividido entre o centro de pesquisa, que disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa parceira. Nos casos que envolvem mais de uma empresa e pelo menos uma delas seja pequena, como startups, o aporte financeiro aumenta e pode chegar até 50% do valor do projeto.

Segundo o diretor de planejamento e gestão da Embrapii, José Luis Gordon, a instituição conta com uma rede de unidades com infraestrutura e profissionais qualificados para atender diferentes demandas industriais, além de viabilizar projetos sem a necessidade de aguardar por edital.

“O modelo é ágil, flexível e desburocratizado. As empresas não precisam esperar edital para desenvolver seus projetos, os recursos já estão disponíveis na unidade”, comenta Gordon.

Fonte: Automotive Business

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305