EMBRAPII une empresas em mais de 100 Projetos de Inovação

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) superou a marca de 100 projetos cooperativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvidos com a indústria. Nessa modalidade, empresas que tenham necessidades em comum, pertencentes à cadeia e até mesmo concorrentes, se unem para o desenvolvimento conjunto de produtos ou processos inovadores. Ao todo, os projetos cooperativos somam R$ 129,5 milhões investidos em PD&I e beneficiam 240 empresas.

O desenvolvimento nesta modalidade traz múltiplas vantagens: divisão de esforços, conhecimento, custos e riscos em um âmbito pré-competitivo.  A cooperação pode ser realizada entre empresas que pertencem a mesma cadeia produtiva, que pode gerar novos produtos e processos que beneficiem todo o setor. Outra grande aposta da EMBRAPII ainda pouco usual no país é unir empresas concorrentes em projetos de PD&I, em que dividem custos e cada um é dono da tecnologia e decide como utilizá-la no mercado.

A EMBRAPII também incentiva o encontro entre startups e grandes empresas. Esse modelo potencializa a competitividade da indústria brasileira, abre mercado para jovens empreendedores e permite que empresas já consolidadas tenham acesso ao conhecimento mais expressivo e de vanguarda.

No modelo tradicional, a EMBRAPII financia até um terço do valor do projeto com recursos não reembolsáveis, o restante é dividido entre a empresa e a Unidade EMBRAPII. Para projetos que envolvam Pequenas e Médias Empresas, nas áreas de IoT/Manufatura 4.0 e também de Mobilidade e Logística, por exemplo, o aporte da EMBRAPII pode chegar até 50%.

Fonte: EMBRAPII

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305