Dois parceiros internacionais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) lançaram editais para startups e pequenas empresas desenvolverem projetos de inovação em cooperação internacional com empresas estrangeiras: o IraSME e Rede Cornet, ambos consórcios que reúnem instituições de fomento à inovação de vários países. As inscrições das duas chamadas vão até dia 31 de março.
O IraSME está recebendo propostas de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em todas as áreas de conhecimento e todos os setores industriais. Os projetos devem ser realizados em parceria com a indústria dos seguintes países membros da rede: Canadá, Áustria, Alemanha, Peru, Rússia, Luxemburgo e Bélgica.
A Chamada da Rede Cornet também não faz nenhuma restrição em relação às áreas de conhecimento. Os interessados devem montar um consórcio com pelo menos três pequenas e médias empresas (PMEs) e apresentar uma proposta que promova inovação para o setor industrial. A candidatura do projeto deve incluir ainda uma associação de PMEs.
Nos dois casos, é necessária a participação de uma das 61 Unidades Embrapii, centros de pesquisa integrantes da rede da instituição brasileira, para submeter seu projeto à avaliação. A Embrapii financia até 1/3 valor da parte brasileira dos projetos com recursos não reembolsáveis.
Fonte: Ipnews