Frente Parlamentar Mista de Ciência e Tecnologia promove debate no Senado

A Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação promoveu debate nesta quinta-feira (12) no Senado Federal com o tema “O papel estratégico da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil”. Representando o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, o secretário-executivo Júlio Semeghini destacou a importância da Frente Parlamentar suprapartidária, “com ampla representatividade e que vem conseguindo mobilizar a todos, independentemente de partido político”.

Coordenada pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF) e pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), a Frente Parlamentar constrói uma agenda parlamentar no âmbito das duas Casas Legislativas com o objetivo de promover ações voltadas para o setor da ciência, tecnologia e inovação.

O secretário-executivo do MCTIC falou da necessidade de encontrar novos modelos e alternativas que construam condições de aplicação dos recursos obtidos para o setor e que se estabeleçam também financiamentos de longo prazo, “permitindo que a gente dê início a essas parcerias e as coloque em prática, mas que não deixe de se ter também o recurso necessário para a gente manter o investimento na pesquisa”, disse Júlio Semeghini.

“Eu quero dizer claramente sobre a importância de recuperação da nossa capacidade da ciência e da tecnologia no Brasil, principalmente, através da área da pesquisa e que o trabalho em conjunto – setor público, iniciativa privada, academia – será determinante”, destacou o representante do ministério.

Semeghini agradeceu a oportunidade de estar presente no debate e parabenizou o senador Izalci e o deputado Lippi pelas ações estabelecidas pelo colegiado, o que agrega muito à comunidade científica e a todos os agentes envolvidos. “Feliz que tenha tanta gente aqui, mostra o interesse e a importância que todos estão dando na retomada da capacidade de investimento no setor de ciência e tecnologia”, disse.

“Contem com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nós estamos bastante empenhados junto com o Ministério da Economia e a Casa Civil e com o próprio presidente Bolsonaro. Eu tenho certeza de que a gente vai avançar bastante”, finalizou o secretário.

Fonte: MCTIC

Deixe uma resposta

WhatsApp chat