Iniciativa quer conectar interesses e possibilidades de geração de negócios.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão trabalhando na criação de um hub virtual de inovação com a construção de uma rede de negócios com foco em conectividade, articulação institucional e parcerias, de alto efeito multiplicador. A novidade foi apresentada durante o Innovation Summit Brasil 2019, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, em Florianópolis/SC.
Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, com a ferramenta de gestão, os ecossistemas locais e setoriais de inovação poderão se articular para ações conjuntas e identificação de oportunidades de negócios (compras, vendas, contratações e investimentos, entre outras). “Isso vai diminuir o tempo e o custo transacional de suas operações, além de aumentar seu potencial de impacto”, ressalta.
A ferramenta também vai permitir a identificação, de forma mais precisa e instantânea, das necessidades de cada agente e localidade, atuando tempestivamente e de forma conjunta para atender suas necessidades.
Com isso, são esperados os seguintes impactos com um hub de inovação:
1 – Aumento da taxa de sucesso dos empreendimentos;
2 – Aceleração do ciclo de crescimento das empresas;
3 – Difusão de novas tecnologias e modelos de negócios;
4 – Geração de renda e empregos qualificados;
5 – Estímulo ao empreendedorismo e a novos negócios.
Hubs de inovação
Um hub de inovação é um ecossistema concentrado de conectividade e apoio a startups com compartilhamento de trabalho, conhecimento, oportunidades e serviços, facilitando a geração de negócios e a diminuição de custos por meio da sinergia entre seus participantes. Trata-se de uma tendência mundial que vem mobilizando grandes estruturas físicas, articulação e apoio governamental. Por meio de um hub, busca-se conectar os diversos atores do ecossistema de inovação.
Fonte: MCTIC