Hub virtual de Inovação é anunciado pelo MCTIC

Iniciativa quer conectar interesses e possibilidades de geração de negócios.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão trabalhando na criação de um hub virtual de inovação com a construção de uma rede de negócios com foco em conectividade, articulação institucional e parcerias, de alto efeito multiplicador. A novidade foi apresentada durante o Innovation Summit Brasil 2019, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, em Florianópolis/SC.

Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, com a ferramenta de gestão, os ecossistemas locais e setoriais de inovação poderão se articular para ações conjuntas e identificação de oportunidades de negócios (compras, vendas, contratações e investimentos, entre outras). “Isso vai diminuir o tempo e o custo transacional de suas operações, além de aumentar seu potencial de impacto”, ressalta.

A ferramenta também vai permitir a identificação, de forma mais precisa e instantânea, das necessidades de cada agente e localidade, atuando tempestivamente e de forma conjunta para atender suas necessidades.

Com isso, são esperados os seguintes impactos com um hub de inovação:

1 – Aumento da taxa de sucesso dos empreendimentos;

2 – Aceleração do ciclo de crescimento das empresas;

3 – Difusão de novas tecnologias e modelos de negócios;

4 – Geração de renda e empregos qualificados;

5 – Estímulo ao empreendedorismo e a novos negócios.

Hubs de inovação

Um hub de inovação é um ecossistema concentrado de conectividade e apoio a startups com compartilhamento de trabalho, conhecimento, oportunidades e serviços, facilitando a geração de negócios e a diminuição de custos por meio da sinergia entre seus participantes. Trata-se de uma tendência mundial que vem mobilizando grandes estruturas físicas, articulação e apoio governamental. Por meio de um hub, busca-se conectar os diversos atores do ecossistema de inovação.

Fonte: MCTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato