INPI realiza reunião do Comitê de Gestão da PI da Anpei

No dia 8 de dezembro, o INPI sediou a última reunião do ano de 2016 do Comitê de Gestão da Propriedade Intelectual da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
O presidente do INPI, Luiz Pimentel, apresentou os projetos do Instituto para o próximo ano, como o desenvolvimento de parcerias com outros escritórios de PI para estabelecer trâmites para o exame mais rápido de patentes.
Sobre os resultados de 2016, o presidente destacou o processo de consulta pública aberto pelo INPI, no dia 5 de dezembro, para a implantação de um sistema eletrônico de registro de software. Além disso, ele ressaltou o exame prioritário “Patentes Verdes”, que passou a ser um serviço permanente do INPI, e o Patent Prosecution Highway  (PPH), firmado com os Estados Unidos. Pimentel ainda citou o apoio do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, nas ações do Instituto.
Em seguida, a coordenadora do Comitê de Gestão da Propriedade Intelectual na área de Inovação e Tecnologia Corporativa, Eneida Berbare, anunciou a realização do evento “Conexão Rio 2016” pela Anpei, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), para debater sobre o ecossistema de inovação e oportunidades de negócios no Rio de Janeiro.
Para a coordenadora-geral de Disseminação para Inovação, Aluizia Cadori, a realização da reunião do Comitê de Gestão da PI da Anpei no INPI foi importante para a troca de conhecimentos entre especialistas do Instituto e do meio empresarial.
Nesse sentido, Milenni Michels, coordenadora de Propriedade Intelectual da Ourofino Agronegócio, compartilhou a experiência da empresa na gestão da inovação. A Ourofino oferece incentivo aos funcionários com prêmios para projetos inovadores. Para Milenni, é importante para as empresas brasileiras poderem contar com os ativos de PI para a valoração de seu negócio.
Participaram da reunião pelo INPI o coordenador-geral de Estudos, Projetos e Disseminação de Informação Tecnológica, Alexandre Lourenço; o coordenador-geral da Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, Schmuell Lopes Cantanhêde; e os chefes das divisões da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, Celso Lage e Kátia Freitas Pinto.
Pelo meio empresarial, o evento também contou com apresentações da representante da área de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Ana Márcia Ramos, e o advogado do escritório Müller Mazzonetto, Alexandre Yamashita. Além disso, Jorge Ávila, ex-presidente do INPI, participou.
O  Comitê de Gestão da PI da Anpei tem como objetivo mapear, interpretar e difundir as melhores práticas corporativas e institucionais vinculadas à gestão da propriedade intelectual (PI). É uma oportunidade de troca de melhores práticas em gestão de propriedade intelectual, difusão e alinhamento de conceitos sobre o assunto.
Fonte: INPI

Deixe uma resposta

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305