Inscrições para a segunda rodada do terceiro edital do Programa Finep Startup terminam no dia 14/12

Termina no dia 14 de dezembro o prazo de inscrições para a segunda rodada do terceiro edital do Programa Finep Startup, lançado em fevereiro de 2020. Se você é um candidato, não deixe para a última hora. Nesta edição, a novidade são os novos temas voltados para combate ao Covid 19, Inteligência Artificial e Tratamento da Poluição e Resíduos Sólidos. A inclusão das novas áreas se fez necessária para atender aos desafios impostos pela epidemia do novo Coronavírus e está alinhada às prioridades temáticas incluídas na Portaria 1122 de 19 de março de 2020 do MCTI.

Além dos temas prioritários e daqueles vinculados ao Programa Rota 2030, também são passíveis de investimento por meio deste edital do Finep Startup os seguintes temas estratégicos: Agritech, Saúde Animal e Foodtech; Biotecnologia; Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Defesa; Economia Circular; Edutech; Energia Renovável e Eficiência Energética; Healthtech; Indústria 4.0 (Manufatura Avançada; Internet das Coisas (IoT); 5G; Materiais Avançados e Nanotecnologia.

Esta segunda rodada mantém a pontuação adicional aos temas prioritários associados a soluções de problemas da sociedade, alinhados às diretrizes do MCTI. São eles: Autismo, TDAH, Déficit de Atenção, Bioeconomia, Cidades Inteligentes para Comunidades Carentes, Divulgação de Ciência nas Escolas, Queimadas e Desmatamento, Seca e Estiagens, Segurança Pública e Privada e Realidade Virtual e Aumentada para Healthtech.

O aporte será de até R$ 1,2 milhão por startup, sendo que propostas relacionadas ao setor automotivo poderão pleitear até R$ 2,2 milhões, devido à parceria com o Programa Rota 2030. O objetivo é desenvolver toda a cadeia do setor automotivo, através do fomento a projetos inovadores de todos os Níveis de Maturidade Tecnológica (TRL 1 a 9), financiando ICT e empresas com recursos não reembolsáveis, com investimento em Startups e Fundos de Participação.

Para concorrer, as startups precisam ter protótipo MVP (Minimum Viable Product, em português, Produto Viável Mínimo), prova de conceito ou, preferencialmente, já estarem realizando as primeiras vendas. Assim, não se enquadram propostas em fase de ideia ou pesquisa.

O Programa Finep Startup, que está indo para a sua sexta rodada de investimentos, tem por objetivo impulsionar empresas de base tecnológica em fase final de desenvolvimento de produto ou que precisem ganhar escala de produção, com viabilidade comercial comprovada.

Dicas importantes

– A Finep procura apoiar ideias inovadoras com impacto positivo na vida das pessoas.

– Para ter sucesso nos editais, a startup deve apresentar um produto ou serviço inovador, demonstrar conhecimento do seu mercado e da demanda de seus clientes.

– A proposta deve ser clara e objetiva.

– É importante a leitura atenta do edital, para conhecimento de todos os requisitos da seleção.

– A interação com atores do ecossistema de inovação, tais como universidades, ICTs, FAPs incubadoras, aceleradoras e redes de investidores, é importante e deve ser valorizada.

Fonte: Finep

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305