MCTI e BNDES discutem apoio do Fundo Amazônia a iniciativas de pesquisa

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, recebeu nesta terça-feira (1º) o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para tratar do apoio a projetos de pesquisa por meio do Fundo Amazônia e de linhas de inovação tecnológica.

Pansera apresentou propostas de participação do Ministério em investimentos e processos de cumprimento de metas do Fundo, que tem por finalidade captar doações estrangeiras para financiamento não reembolsável em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além de promover a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico.

Segundo o ministro, a negociação deve se desdobrar em encontros nas próximas semanas, em busca de fechar um plano de trabalho. A audiência tratou, ainda, da retomada de programas de inovação tecnológica com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), a fim de aproximar do setor produtivo a pesquisa realizada em institutos e universidades.

Investimento

Gerido pelo BNDES, o Fundo Amazônia apoia projetos de atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da floresta; conservação e uso sustentável da biodiversidade; controle, monitoramento e fiscalização ambiental; gestão de florestas públicas e áreas protegidas; manejo florestal sustentável; recuperação de áreas desmatadas; zoneamento ecológico e econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária.

Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa) tem como representante do MCTI o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson de Andrade. O colegiado possui a atribuição de determinar as diretrizes e acompanhar os resultados obtidos. O BNDES se incumbe da captação de recursos e da contratação e monitoramento dos projetos e ações apoiados.

Também participaram da audiência o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Hernan Chaimovich; o diretor das áreas de Infraestrutura Social, de Meio Ambiente e de Agropecuária e Inclusão Social do BNDES, Henrique Paim; o chefe do Departamento de Relações com o Governo do Banco, Luiz Antonio Elias; e a secretária executiva do MCTI, Emília Ribeiro. Do Rio de Janeiro, por videoconferência, integraram o diálogo o presidente da Finep, Wanderley de Souza, e o diretor de Projetos Estratégicos Nacionais da Financiadora, Rex Nazaré Alves.

Outra reunião

Ainda nesta tarde, o ministro Pansera recebeu o deputado federal Simão Sessim (PP-RJ) para conversar sobre um projeto de autoria do parlamentar voltado a capacitação profissional em tecnologia e informática. Por meio de convênios, Sessim pretende ajudar jovens estudantes a conquistar oportunidades de trabalho e renda em grandes empresas.

Fonte:

MCTI

Deixe uma resposta

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305