Conferência Livre “Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação” faz parte da 5ª Conferência Nacional, marcada para 4, 5 e 6 de junho, em Brasília.
Osecretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes, participou nesta quinta-feira (4), em Brasília, da abertura da Conferência Livre “Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação”, realizada no Ministério das Relações Exteriores (MRE). O evento faz parte da programação preparatória para a 5ª Conferência Nacional de CT&I, que será realizada nos dias 4,5 e 6 de junho, em Brasília.
Além do chanceler Mauro Vieira, anfitrião do evento, também compuseram a mesa de abertura a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Marcia Barbosa; e o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto.
Convidado a proferir a palestra inaugural do encontro, Fernandes apresentou um histórico do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e destacou que a cooperação internacional sempre foi um dos pilares do setor. “Essa é uma marca do sistema brasileiro. Tenho certeza de que os debates vão iluminar os caminhos para que essa cooperação possa se intensificar ainda mais”, afirmou.
Para o secretário-executivo, a realização da Conferência Nacional após um hiato de 14 anos sinaliza o momento positivo da ciência no país. “Estamos diante de uma retomada profunda, com diálogo e esperança de consolidar a área de CT&I como estratégica para o desenvolvimento do país”. O secretário ainda ressaltou o papel da cooperação internacional no sistema nacional de CT&I.
“O nosso sistema foi estruturado a partir de forte cooperação internacional, uma marca do nosso sistema, e o nosso propósito é que essa cooperação internacional acompanhe as transformações em curso no mundo, e nossa política possa andar de braços dados com a política externa do Brasil.
Já o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou os compromissos do Brasil no cenário internacional. “Nossa visão para a inserção internacional do Brasil em CT&I é guiada por compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a redução das desigualdades. Reconhecemos que esses desafios transcendem fronteiras e exigem abordagem colaborativa, construtiva e inclusiva. Estamos empenhados em trabalhar em parcerias com outros países e organizações internacionais para alcançar os objetivos estabelecidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, disse.
Assista ao primeiro dia da Conferência Livre “Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação” neste link.
5ª CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) está marcada para os dias 4, 5 e 6 de junho. O desafio é mobilizar todo o sistema nacional de CT&I para a construção coletiva de uma agenda para o futuro da CTI no país. O tema da Conferência é Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido.
Seu objetivo é analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, para propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030. Veja mais informações no site da 5ª Conferência: https://5cncti.org.br