MCTIC e Cisco anunciam parceria para aceleração digital do Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Cisco assinaram, nesta quarta-feira (27), um acordo de colaboração para impulsionar o desenvolvimento de habilidades e a transformação digital no Brasil. A inciativa MCTIC e Cisco: Acelerando a Transformação Digital foi anunciada durante evento virtual com o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, o secretário-executivo, Julio Semeghini, o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, e os executivos da Cisco Guy Diedrich, vice-presidente global de inovação, John Kern, vice-presidente sênior e country sponsor do Brazil,  Jordi Botifoll, presidente da Cisco América Latina, e Laércio Albuquerque, presidente da Cisco do Brasil. 

O acordo faz parte de um investimento estratégico da Cisco pelo programa global Country Digital Acceleration, batizado de Brasil Digital e Inclusivo, e lançado hoje também pela Cisco. O programa deve ajudar o país a se preparar para uma nova era de hiperconectividade e economia digital, além de apoiá-lo na recuperação social e econômica, à medida que o Brasil entrar em uma nova realidade pós-pandemia. 

Com o objetivo de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento de habilidades, o programa focará nas áreas de educação, saúde, segurança cibernética, agronegócio, segurança pública, energia e manufatura, a partir de parcerias com o setor público, indústria e academia. As iniciativas relacionadas ao governo do presidente Jair Bolsonaro serão projetadas e executadas em conjunto com o MCTIC.

Entre as iniciativas do programa Brasil Digital e Inclusivo estão:

  • Plataforma de Monitoramento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: a Cisco vai trabalhar junto com o MCTIC no desenvolvimento de uma plataforma digital inteligente para dar suporte ao monitoramento, gestão e definição de políticas públicas no país, através da consolidação de informações sobre os diversos programas, ações, inciativas e atores, públicos e privados, envolvidos com a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no Brasil. Com esta iniciativa, a Cisco e o Ministério esperam contribuir com o desenvolvimento de um ambiente ainda mais próspero e produtivo para a inovação e o desenvolvimento industrial do país.
  • Cibersegurança: uma das grandes barreiras para a aceleração da adoção de novas tecnologias e digitalização é a preocupação com ameaças e ataques cibernéticos a ambientes digitais conectados, o impacto e consequências desses ataques
  • A Cisco está trabalhando em diversas iniciativas como o Programa de Cibereducação, que será lançadoatravés do Cisco Networking Academy, que visa impactar cerca de 7 mil jovens do país, desenvolvendo novos talentos em segurança cibernética para atender a crescente demanda de profissionais nesta área, nos setores público e privado do Brasil, além de estimular a empregabilidade em tecnologia da informação.
  •  A Cisco também trabalhará com o MCTIC no uso de análises e inteligência, bem como na troca de informações sobre ameaças à segurança cibernética.
  • A Cisco também criou uma nova plataforma regional através do Conselho de Inovação em Cibersegurança, em colaboração com a Organização dos Estados Americanos (OEA), para educação em segurança cibernética, compartilhamento de melhores práticas e colaboração que inclui o Brasil.    
  • Indústria 4.0: criação de um Centro de Experiência focado nas tecnologias de suporte à Indústria 4.0 e manufatura avançada, assim como o desenvolvimento de um programa de capacitação de profissionais para atuarem no segmento, incluindo conhecimentos e habilidades na utilização integrada de tecnologias da informação e automação em ambientes industriais. Com essa iniciativa, a Cisco pretende apoiar a formação de 2 mil profissionais nos próximos três anos. 
  • Iniciativas de resposta à COVID-19: a Cisco está apoiando instituições de saúde e disponibilizando tecnologia de videoconferência para facilitar o atendimento remoto e a melhor interação entre médicos e pacientes. Além disso, a Cisco vem disponibilizando infraestrutura tecnológica para alguns hospitais de campanha montados para atendimento de pacientes da COVID-19.

Outra iniciativa de resposta à COVID-19 pelo programa Brasil Digital e Inclusivo é a parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o fornecimento de plataforma de videoconferência para sessões virtuais, permitindo o retorno das atividades dos tribunais em todo o país durante a pandemia.

  • A Cisco também investirá em iniciativas no Brasil relacionadas a áreas como cidades inteligentes, Internet das Coisas (IoT), 5G, Wi-Fi 6, entre outras.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes, o Brasil precisa promover uma integração intensa entre o setor público e o setor privado no desenvolvimento de inovações que atendam as necessidades do país e melhorem o ecossistema produtivo. “Essa parceria entre o MCTIC e a Cisco é um exemplo dessa união transformadora. A ciência e a tecnologia são elementos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma o ministro.

“Este anúncio é um marco importante da nossa jornada de transformação digital, apoiando o governo e a população brasileira, trazendo crescimento econômico e prosperidade contínua ao país”, ressalta o vice-presidente global de inovação da Cisco, GuyDiedrich. Segundo ele, por meio do programa de aceleração digital a Cisco tem a oportunidade de impactar positivamente comunidades, governos e empresas em todo o mundo.

“É nossa responsabilidade, como líderes empresariais, ajudar a criar um futuro inclusivo para nossas comunidades, que agora correm um risco ainda maior de serem deixadas para trás pelas barreiras digitais”, ressalta Jordi Botifoll, presidente da Cisco América Latina. “Estamos orgulhosos de nosso compromisso e presença de longa data no Brasil e reconhecemos seu significado econômico para a América Latina”. 

 “Nos últimos 25 anos, a Cisco tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações e redes do Brasil”, afirma Laércio Albuquerque, presidente da Cisco do Brasil.  “Com esse investimento, esperamos reforçar a competitividade do Brasil com uma força de trabalho resiliente e bem treinada para atender às demandas do mercado”.

25 anos da Cisco no Brasil

Há 25 anos no Brasil, a Cisco tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações e conectividade do país, essencial para impulsionar a economia digital e inovação. A tecnologia Cisco suporta as principais redes de telecomunicações e Internet no Brasil e sua tecnologia esteve presente em importantes eventos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, considerado os Jogos mais conectados e seguros da história. A Cisco também tem promovido a inovação no Brasil, focada em soluções desenvolvidas em parceria com empresas nascentes (startups), parceiros tecnológicos, academia e clientes.

Na área de educação, a Cisco atua no país com seu programa global Cisco Networking Academy, que oferece capacitação na área de TI e negócios, com foco na empregabilidade e desenvolvimento social. O programa está presente em todos os estados brasileiros e possui mais de 1.000 academias no país. No ano de 2019, o programa formou 67.205 pessoas no Brasil, totalizando mais de 297 mil alunos desde sua chegada ao país.  

Sobre o programa global de aceleração da Cisco

Desde a sua criação, há cinco anos, o programa Country Digital Acceleration (CDA) da Cisco desenvolveu parcerias estratégicas com governos em todo o mundo. Atualmente ativo em 34 países, os projetos estão alinhados às prioridades dos países e trazem soluções digitais para desafios sociais únicos. Ao ajudar os governos a realizar suas agendas digitais, o programa está ajudando os países a estimular o crescimento econômico e a criar um futuro digital inclusivo, onde ninguém fica para trás. Durante a pandemia do COVID-19, o CDA coordenou mais de 70 projetos de assistência em todo o mundo.

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia, que tem feito a internet funcionar desde 1984. Seus colaboradores, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades da transformação digital do futuro. Para mais informações, acesse http://thenetwork.cisco.com. Para notícias sobre o Brasil, acesse: https://news-blogs.cisco.com/americas/pt/  Siga a Cisco no Twitter em @CiscoDoBrasil.

Fonte: MCTIC

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305