Norma ISO para Gestão da Inovação

Uma nova certificação internacional tem tudo para mudar de forma definitiva o mundo dos negócios: a ISO 56002, inovação é uma norma de diretrizes que ajuda as organizações a se adequarem, sobretudo, às novas tendências tecnológicas e comportamentais do mercado, como a nova revolução industrial que vem com a Indústria 4.0.

O que é a ISO 56002, a ISO de Inovação?

Esta norma é resultado de mais de dez anos de estudos. Ela é direcionada para todas as empresas, independentemente de porte ou segmento. Esta certificação fomenta a criação de novos produtos e mercados a partir da gestão de insights, visando a entrada em novos mercados com maior valor agregado para produtos e serviços dos mais variados segmentos.

As vantagens que essa certificação apresenta são várias, uma vez que as empresas demandam por mais inovação diante do cenário de grande complexidade e competitividade do mercado. Assim, as empresas que obtiverem o certificado se tornarão referência dentro do mercado, por apresentarem um sistema de gestão voltado à inovação.

Quais são os requisitos para obter a ISO de inovação?

Podemos resumir os requisitos da ISO de inovação em liderança, resiliência, flexibilidade e espírito colaborativo. Isso ocorre por estes elementos estarem nos pilares estratégicos do conceito dessa  certificação. Dessa maneira, exige que os líderes de determinada organização sejam visionários e inspiradores. Além disso, é necessário que os líderes possuam um mindset voltado para a inovação.

Outras características muito importantes são resiliência e flexibilidade, tanto para os gestores quanto para os colaboradores. É necessário ser flexível para se desvencilhar de situações e ter resiliência para resistir às inúmeras pressões existentes, tanto internas quanto externas. Desse modo, é essencial a criação de uma cultura adaptativa.

Além disso, a norma indica a criação de um Propósito Massivo Transformador, que demonstra que o propósito para existência de uma determinada empresa vai muito além de agradar aos acionistas da empresa.

Outro item importante a ser comentado é o espírito colaborativo. Dessa maneira, as empresas devem estar abertas à colaboração, criando canais para permitir que isso ocorra de forma natural e harmônica. O canal de diálogo, portanto, é fundamental nesse quesito.

Por fim, é extremamente necessário fazer a gestão de riscos. Afinal, muitas ideias fracassam, naturalmente, e é importante calcular os riscos, ainda que eles sejam inevitáveis — em maior ou menor grau.

Quais os benefícios da ISO 56.002?

A ISO 56.002 tem como benefício lhe ajudar a fazer a gestão da inovação na sua empresa. Mas lembre que o real benefício está na própria inovação e no resultado que ela traz para a sua empresa, como:

  • Aumentar sua habilidade de lidar com incertezas;
  • Aumentar seu crescimento, faturamento, lucro e competitividade;
  • Reduzir custos e desperdícios, aumentar a produtividade e a eficiência dos recursos;
  • Aumentar a sustentabilidade da organização e sua resiliência;
  • Aumentar a satisfação dos usuários, clientes, cidadãos e outras partes interessadas;
  • Renovação sustentável do portfólio de produtos e serviços;
  • Engajar e empoderar as pessoas na organização;
  • Aumentar o potencial de atrair parceiros, colaboradores e dinheiro;
  • Aumentar a reputação e o valor de mercado da organização;
  • Facilitar o compliance com regulamentações e outros requisitos relevantes.

O que mais devo saber?

Além da ISO 56.002, outras normas podem complementar a implementação desta, abaixo seguem algumas delas:

  1. ISO 56.001 – Gestão da Inovação — Fundamentos e vocabulário, proporciona o suporte para o correto entendimento e implementação da ISO 56.002;
  2. ISO TR 56004 – Avaliação da Gestão da Inovação — Guia, proporciona um guia para o planejamento, implementação e monitoramento da avaliação do sistema de gestão da inovação;
  3. ISO 56003 Gestão da Inovação – Ferramentas e métodos para parcerias para inovação – Guia.

Vale a pena obter essa certificação?

Com certeza, a ISO 56002 é um grande ativo para qualquer empresa. Por um lado, a certificação infere que a sua empresa adota uma estrutura organizacional moderna e que facilita a inovação nos mais variados segmentos. Por ser adaptada para todos os tamanhos, não existem desculpas relacionadas ao tamanho da empresa. Ela pode ser aplicada desde apenas a um processo, a um departamento ou a empresa toda. Se você deseja ter uma organização voltada para a inovação, a certificação é fundamental.

Além disso, ela pode ser utilizada como diferencial competitivo no mercado, seja para apresentação para outras empresas no mercado, seja para concorrência pública. Como a certificação é internacional, também pode contribuir para que a empresa ganhe destaque em negociações fora do país.

Sendo assim, a ISO 56002, também conhecida como ISO de inovação, é uma certificação internacional recente, mas que pode se tornar um diferencial para as empresas que desejam incluir e demonstrar ao mercado que possuem uma cultura organizacional voltada para a inovação. E você, o que está esperando para obter essa certificação para a sua empresa?

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305