Senai e Sesi lançam nova Plataforma de Inovação para a Indústria

14/08/2020 | 16:25 – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), lançou a Plataforma Inovação para a Indústria, que visa fomentar soluções inovadoras em diversas áreas do setor industrial. A Plataforma substitui o Edital de Inovação para a Indústria, uma iniciativa que funcionou sem interrupção durante 16 anos.

“A nova Plataforma é uma evolução do Edital de Inovação demandada pela indústria, que possui a necessidade de desenvolver soluções ágeis para problemas cada vez mais complexos”, explica o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

Com o novo formato, as inscrições ficarão abertas de forma permanente e os desafios podem ser anunciados a qualquer momento. Serão disponibilizados R$ 54 milhões para investimento nas sete categorias de seleção:

• Soluções digitais de saúde e segurança;
• Aliança Industrial;
• Habitats de Inovação;
• Empreendedorismo Industrial;
• Rota 2030 – Empreendedorismo Industrial, por meio de Aliança Industrial;
• Rota 2030 – Empreendedorismo Industrial, por meio de Desafios;
• Rota 2030 – Hands on: Aprender Fazendo.

De acordo com Rafael Lucchesi, a plataforma “será a porta de entrada para que empresas e parceiros se conectem a pesquisadores e à infraestrutura dos Institutos Senai, em um verdadeiro ambiente de inovação aberta e colaborativa”.

Uma das principais categorias da Plataforma irá estimular Habitats de Inovação, nos quais os Institutos Senai de Inovação abrem as portas para empresas, incubadoras de startups, universidades, parques tecnológicos, entre outros.

O objetivo é que equipes de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) coabitem os ambientes para ampliar o desenvolvimento de novos projetos e parcerias, permitindo agilizar o processo de inovação. A intenção também é tornar o ambiente de negócios industrial mais atrativo aos talentos acadêmicos.

As chamadas para seleção de empresas e instituições para os Habitats serão lançadas pelo Senai de cada Estado, com regras próprias, e estarão disponíveis na Plataforma. As indústrias deverão definir com os Institutos Senai de Inovação projetos de interesse mútuo e se comprometer a garantir os recursos por prazos determinados.

Acesse aqui, e conheça a nova plataforma de inovação.

Fonte: aecweb (Com informações da CBIC)

WhatsApp Estamos no Whatsapp - 11 99999-5305